21 outubro, 2016

USS south dakota



Os dois primeiros couraçados do plano naval norte-americano de 1937, apresentavam o problema da relativamente débil protecção, que fora resultado da necessidade de manter os navios dentro dos limites estabelecidos.

Reconhecendo essa deficiência, os projectistas decidiram ultrapassa-lo com a classe South Dakota.

Os navios mantêm a mesma configuração e exactamente o mesmo armamento principal de 406mm, mas foram pensados para transportar uma blindagem capaz de resistir a projecteis de 406mm e não a projecteis de 356mm como no caso dos dois North Dakota.

Os South Dakota tinham um cinturão lateral mais espesso que os seus antecessores, mas para equilibrar a questão do deslocamento máximo os navios tiveram que receber uma configuração mais compacta e são por isso 15 metros mais curtos.

A potência das turbinas teve que ser aumentada, porque com um navio mais curto mas com a mesma largura a velocidade seria menor.

No entanto, mesmo assim houve problemas quanto à configuração da protecção vertical e quanto ao comportamento do navio no caso de ser atingido por projecteis na vertical.

Dos quatro navios o South Dakota foi configurado para funcionar como Navio Almirante, tinha uma ponte com mais um nível, e por isso o peso adicional teve que ser compensado com uma redução no numero de canhões de 127mm transportados (menos quatro)





Inicialmente estava prevista a aquisição de apenas dois destes navios, que foram lançados em Julho de 1939, mas quando a situação internacional se deteriorou gravemente, e a guerra começou na Europa, foi decidido encomendar mais dois em Fevereiro de 1940.

Logo que os primeiros dois navios ficaram prontos, foram imediatamente enviados para o Pacífico. O South Dakota esteve envolvido ma batalha de Santa Cruz em Outubro de 1942, tendo a sua bateria anti-aérea abatido um todal de 26 aeronaves japonesas, sendo atingido por uma bomba. O South Dakota esteve presente na batalha nocturna em Guadalcanal de que resultou o afundamento do couraçado japonês Kirishima, embora antes de ser afundado pelos canhões do Washington, o Kirishima tenha atingido o South Dakota com gravidade. Rapidamente reparado, foi temporariamente enviado para a Europa e no final de 1943 já estava de novo no Pacífico.







Os  outros dois navios (Massachusetts e Alabama) foram enviados para o Atlântico, onde o Massachusetts apoiou o desembarque do exército norte-americano em África em Novembro de 1942 enquanto o Alabama ajudava a proteger os comboios de Murmansk até meados de 1943. No final de 1943 os quatro navios da classe estavam todos no Pacífico.

Embora fossem utilizados para apoiar com bombardeamentos o desembarque de forças norte-americanas, eles eram também utilizados para acompanhar os porta-aviões de esquadra norte-americanos, por causa da sua velocidade.

Eles estiveram nas batalhas nas Filipinas no final de 1944 e participaram nos ataques finais às ilhas japonesas em Iwo Jima e Okinawa.

Os navios foram colocados na reserva entre 1946 e 1947 e embora existissem várias propostas para os converter em plataformas para o lançamento de mísseis e apoio anfíbio nenhuma delas foi concretizada. O South Dakota e o Indiana foram vendidos para desmanche, mas o Massachsetts e o Alabama foram convertidos em Monumento Nacional.
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