25 outubro, 2016

Como Esconder um Navio no Meio do Oceano? Pinturas Dazzle!


Como Esconder um Navio no Meio do Oceano?
Pinturas Dazzle!




Saudações capitães!

Sabe aquela duvida que sempre bate em nossa mente, quando vamos utilizar uma camuflagem no nosso navio favorito ? como uma pintura tão chamativa poderia esconder um navio de tamanha proporção em meio ao vasto oceano que os rodeia?

Pois a matéria de hoje vai por fim a essa dúvida cruel que nos assola sempre que vemos nossos navios favoritos camuflados, acompanhem conosco!!


A Origem das Camuflagens Dazzle



Camuflagens Dazzle (Deslumbrantes/deslumbramentos, em tradução direta) foi uma invenção do artista britânico Norman Wilkinson.

Ela foi apresentada como uma solução para um problema recorrente, navios de guerra que não poderiam ser camuflados da mesma forma como tanques ou outros veículos militares.





Norman Wilkinson, criador da pintura Dazzle.

Wilkinson foi possivelmente inspirado pelo movimento cubista de artistas como Picasso,
que deliberadamente distorcia ângulos e perspectivas para efeitos artísticos. Se a mesma técnica fosse aplicada aos navios, isso não o tornariam invisíveis, mas poderia tornar mais difícil para um inimigo julgar a distância, direção e velocidade do navio com precisão que lhes daria uma vantagem militar. também seria difícil dizer qual o tipo de navio estava se aproximando.
Tentativas anteriores de disfarçar navios incluíam esconder gunports*(porta de armas) por trás de uma tela que, era pintada para parecer com o corpo do navio, ou adicionando pinturas falsas de gunports* para confundir o inimigo. Para Wilkinson , embora as "massas de cor fortemente contrastada" usados ​​no seu projeto Dazzle poderia, de fato, tornar o navio mais visível, está aparente desvantagem foi compensada pelo fato de que seria muito mais difícil abate-lo.


*: Exemplo de Gunports (Google Imagens)



RMS Olympic, pintado por Arthur Lismer (Wikipedia)




Os padrões usados incluíam formas geométricas deslumbrantes, pintadas em cores fortemente contrastantes. Linhas arrojadas interrompidas e outras que interconectava ângulos incomuns para criar um efeito desorientador e distorcido. Isso é bastante diferente da maior parte das camuflagens encontradas na natureza, que usava coloração disruptiva para ajudar o animal a fundir-se com seu ambiente.
Os pontos na pele dos leopardos ou as listras irregulares do tigre são um exemplo típico deste efeito disruptivo. Esta abordagem também é a base da camuflagem militar tradicional, pois permite que o objeto ou a pessoa, se funda ao ambiente/fundo. Mas para um navio em alto mar, não existe fundo, então, uma abordagem diferente era necessária.

Listas em preto e branco foram a base de muitos dos padrões usados na camuflagem Dazzle, embora cada navio tivesse o seu próprio padrão único. As listras eram pintadas em ângulos confusos, em vez de seguir as linhas e a forma do navio, tornando assim, mais difícil para o inimigo julgar a velocidade, direção ou o tipo de embarcação. A singularidade de cada projeto assegurou que a padronização não desse nenhuma pista sobre o tipo de navio e, para maximizar esse efeito, designers garantiam que não houvesse correlação entre a classe do navio e o estilo de camuflagem usado.


USS Leviatã



USS leviatã (wikipedia)

O USS leviatã foi originalmente construído como cruzador de passageiros para a Hamburg America Line - uma companhia de transporte marítimo alemã fundada em 1847 por Albert Ballin,- era inicialmente chamado de SS Vaterland. O navio estava em uma doca nos arredores de New Jersey, nos Estados Unidos, sendo reformado para transportar as tropas alemãs, quando os EUA entraram para a primeira guerra mundial em 1917.
Os americanos apreenderam o navio e rebatizaram o então SS Veterland para USS Leviatã, e o puseram em ação para axiliar os aliados em setembro de 1917.
A imagem acima mostra o Leviatã no porto de New York, em julho de 1918, pintado em negrito, sob as formas geométricas da camuflagem Dazzle.


RMS Olympic



RMS Olympic usando a camuflagem Dazzle


O RMS Oplympic era um dos "irmãos" do famoso transatlântico Titanic, também começou sua carreira como cruzador de passageiros, desta vez para a White Star Line - uma proeminente companhia de transporte marítimo do Reino Unido que operou desde a metade do século XIX até meados do século XX -. Ele foi convocado para o serviço militar em 1915.Inicialmente, foi pintado no padrão cinzento militar monótono, mas logo foi trocado por um padrão listrado contrastante semelhante ao Leviatã, mas ainda assim, único e distintivo.
Não era de se surpreender que, esses navios com suas pinturas deslumbrantes, se tornariam temas populares para as pinturas. O artista inglês Arthur Lismer pintou muitos deles, incluindo o Olympic, mostrado aqui (a pintura da terceira imagem da matéria, logo acima) em Halifax, Nova Escócia, trazendo as tropas para casa após o fim da guerra.

HMS Pegasus



HMS Pegasus, usando camulagem Dazzle.


HMS Pegasus foi um porta aviões comprado pela Marinha Real Britanica em 1917. Originalmente encomendado pela Great Eastern Railway Company - uma linha de comboios que serviu parte de Inglaterra. Através destas linhas de railway, que serviu a capital Londrina, nasceu o Metro de Londres. -, em 1914, o navio foi convertido para o serviço militar. A embarcação foi enviada para apoiar a grande frota do mar do norte, mas o HMS Pegasus não viu nenhuma sombra sequer de combate militar.
Os padrões Dazzle usados aqui não só incorporam listras contrastantes ousadas, mas o design neste navio utiliza também curvas geométricas na proa e na popa, para adicionar ainda mais confusão para quem o avistasse.


USS Nebraska



USS Nebraska (Wikipédia)

O Nebraska foi lançando em 1902 e desativado em 1916, foi re-comissionado um ano mais tarde, pouco antes de os EUA entrarem na primeira guerra mundial. Foi logo utilizado para ajudar com o esforço de guerra, servindo principalmente como navio de treinamento e escolta de veículos. Em 1918, o Nebraska se juntou às fileiras crescentes de navios com camuflagens Dazzle, com um padrão em ziguezague com um efeito 3D impressionante.



Resusgimento Moderno das Pinturas Dazzle

HMS President.




Hms President, mostrando uma moderna pintura Dazzle, feita pelo artista contemporâneo Tobias Rehberger


HMS President era um Flower-class sloop. Concebido como embarcação de caça-minas e escolta, esta classe de navios tinham arcos triplos para proteção adicional. Acima, HMS President foi decorado com uma interpretação moderna pelo artista contemporâneo Tobias Rehberguer para comemorar o trabalho de artistas Dazzle da Pimeira Guerra Mundial.

Um renovado interesse nesta forma de arte tem levado ao aparecimento de um número crescente de navios Dazzle modernos, embora para estes navios, a ênfase seja apenas sobre o efeito artístico.




Pintura Dazzle moderna (foto por Rept0n1x de Wikimedia Commons)


O navio acima foi pintado para comemorar as Pinturas Dazzle, para o Liverpool Maritime Museum.


As Camuflagens Dazzle Foram um Sucesso?



As camuflagens Dazzle foram controversas. Alguns afirmam que ela foi adotada por desespero, depois de sofrer pesadas perdas no mar, e foi duramente criticada como sendo não-cientifico. Esta critica é bastante razoável, pelo fato de que as camuflagens Dazzle nunca foram testadas antes ou submetidas a exames árduos antes de serem colocadas em ação. O testemunho de alguns daqueles que encontraram navios com camuflagens Dazzle sugerem que as pinturas podem ter sido eficazes.
Um capitão de U-boat alemão descreveu, que não percebeu até que o navio estivesse à apenas meia milha de distância, que tipo de navio era e a que direção ele estava viajando. Nenhuma pesquisa conclusiva foi realizada sobre a sua eficácia, e algumas figuras navais importantes continuavam céticas.
Talvez por isso, a técnica só foi utilizada de forma muito limitada durante a Segunda Guerra Mundial.


Capitães, espero que tenham gostado desta adaptação!!
Para aqueles que quiserem ver o conteúdo da matéria em sua fonte original,basta clicar no link abaixo. Até a próxima!



Fonte: https://www.warhistoryonline.com/world-war-i/how-to-hide-a-ship-in-the-middle-of-the-ocean-dazzle.html
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Grupo do Facebook WOWS Brasil

DISCORD PARA USO DA COMUNIDADE