01 outubro, 2016

HMS Hermes,O "primeiro" porta-aviões do mundo


HMS Hermes foi o primeiro navio do mundo a ser concebido e construído dedicadamente a Porta-Aviões,embora o Hosho japonês foi o primeiro no mundo a ser encomendado em serviço. Devido à inexperiência com as transportadoras,já que era extremamente novo essa classe de navios na época de sua construção, Hermes sofria de alguns problemas, tais como um pequeno hangar (capacidade de apenas 20 aeronaves) e instabilidade em alto mar causados ​​pela grande ponte de comando de estibordo. No final de 1934,Ela recebeu uma catapulta e um segundo elevador,o que reduziu ainda mais seu complemento de aeronaves para apenas 15.

Hermes entrou em serviço em 1924, sua primeira tarefa foi realizar exercícios com biplanos de reconhecimento Fairey IIID no Firth of Forth, na Escócia,Em novembro de 1924, ela foi transferida da Frota do Atlântico à frota do Mediterrâneo, e ela permaneceria com a frota mediterrânica até maio de 1925. Em agosto de 1925,ela chegou a Hong Kong e se juntou à Estação China e permaneceu no Extremo Oriente por muitos anos,normalmente passava verões em Weihai, um território arrendado, na província de Shandong, China e invernos em Hong Kong. Ela visitou as Índias Orientais Holandesas no início de 1937, antes de voltar ao Reino Unido em maio. Posteriormente,ela se tornou um navio de treinamento em 1938.foi dada uma breve modernização no início de agosto de 1939. Por esta altura alguns planos de modernização foram feitos,estes eram:

armamento anti-aéreo e seu deposito de combustível, mas nenhum foi realmente implementado.

Quando a 2GM começou,Hermes era uma parte da frota "Home" e, junto com HMS Courageous, operado fora das abordagens do sudoeste para procurar e atacar submarinos alemães, incursores de superfície e  bloqueio. Seu complemento na época incluía 12 bombardeiros do torpedo do espadarte do 814 Naval Air Squadron. Ela foi transferida para o Atlântico Sul em outubro de 1939, onde ela iria trabalhar com a frota francesa em Dakar, África Ocidental Francesa até que a França se rendeu e o governo de Vichy-Francês chegou ao poder. Hermes, em seguida, lançou ataques contra navios


franceses, incluindo o lançamento de torpedeiros espadarte contra o navio de guerra francês Richelieu em 8 Jul 1940. Durante esse engajamento, um dos torpedos que sua aeronave lançou marcou um hit no encouraçado. Em julho 1940,colidiu-se com o navio mercante Corfu, e foi enviado para a cidade de Simon, África do Sul para reparos. Após a conclusão dos reparos,foi transferida para o Ceilão. lançou patrulhas no Oceano Índico contra os navios alemães e italianos e apoiando as ações britânicas e da Commonwealth na África Oriental Italiana e no Iraque. Após um período de remontagem na África do Sul,foi atribuída ao britânico Oriente Fleet, que tinha perdido recentemente battlecruiser HMS Repulse e navio de guerra HMS Prince of Wales para poder aéreo japonês.
09 de abril de 1942, a frota operadora japonesa de Chuichi Nagumo se aproximou de Ceilão para Trincomalee, onde Hermes estava passando por reparos. Tendo alerta avançado recebido,o porta aviões britânico partiu do porto sem qualquer aeronave a bordo, evitando o ataque japonês. Ela foi, no entanto descoberto por um avião de reconhecimento japonês do navio de guerra Haruna ao sudeste de Batticaloa, Ceilão. Hermes e sua escolta tentaram voltar para Trincomalee, onde caças poderiam ser "modificados" para protegê-la, mas não adiantou muito. Ela foi atacada por uma onda de 85 D3A bombardeiros de mergulho japonês escoltados por caças 9 A6M Zero. Pelo menos 32 dos bombardeiros de mergulho atacaram, atingindo-40 vezes.afundou, matando 307, incluindo o capitão Richard F. J.


Ceilão,na índia britânica
    Sua escolta,o destróier australiano HMAS Vampire (estranhei o nome como você),também foi afundado.Os japoneses perderam quatro D3A de mergulho no ataque. 12 caças britânicos Fulmar II da esquadra 273 RAF, 803 Naval Air Squadron, e 806 Naval Air Squadron chegou somente após o naufrágio dois deles foram derrubados pelos japoneses. A maioria dos 590 sobreviventes foram apanhados por navio-hospital HMS Vita e entregue a Colombo, Ceilão.
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Grupo do Facebook WOWS Brasil

DISCORD PARA USO DA COMUNIDADE