02 outubro, 2016

Comecei agora, qual classe eu jogo?

Boa Noite Almirantes o7.

World of Warships é um jogo relativamente novo de uma empresa que já tem experiência em jogos de guerra, ainda com alguns defeitos com relação aos jogadores novos,principalmente brasileiros, mas isto já se percebe que está mudando com a introdução dos menus e opções em português e agora a introdução das vozes dos capitães em português.

Nesse post quero deixar a relação dos novatos com o jogo ainda melhor, irei dar uma introdução sobre os aspectos de cada classe, como função geral dentro do jogo, importância de cada classe na realização de suas tarefas, devo ressaltar que não entrarei na questão de nações de cada uma das classes, pois isto será um assunto para outros posts.

Algumas das questões que os marinheiros mais se fazem quando acabaram de criar suas contas são "Qual a melhor classe?" "Qual a melhor nação?" "Qual linha devo seguir".
A primeira coisa que o jogador novo deve saber ao começar a jogar WOWs é de que não existe melhor classe/nação, todos os navios, independentemente da classe, tier e nação, possuem pontos fortes e pontos fracos e outro aspecto importante na força do navio é a sinergia entre o jogador e seu navio, ou seja, qual o navio você é melhor de jogar. Espero que neste tutorial que será sucedido por diversos outros, ajude você novato a escolher a classe que mais combine com você!

Cruzadores(CL/CA)

Simbologia do cruzador


Irei começar a explicar sobre as classes com a que todos começam, os cruzadores que podem ser denominados CL que provém de Light Cruiser ou cruzador leve, mas também pode ser CA que provém de Armored Cruiser ou cruzador blindado/pesado. Cruzador em minha opinião é a classe mais difícil de se entender a jogar isso porque ela não tem uma função fixa, em poucos termos, um cruzador tem de ser o que o time necessita que ele seja, irei chegar mais afundo nessa questão em breve. Os cruzadores em questão de status, eles estão basicamente no meio na maior parte, tendo uma blindagem,armamento principal, AA, torpedos e mobilidade  relativamente bons deixando a classe um "faz-de-tudo", e é nessa questão que eu queria chegar, como eu falei no inicio do tópico em minha opinião os cruzadores são a classe mais difícil de se entender a jogar porque ela simplesmente tem o potencial de desempenhar qualquer papel no jogo, e isso requer uma alta compreensão das mecânicas do jogo e da situação em que você, seu time e o time inimigo estão. As funções de um cruzador podem ser:

- Suporte de fogo: em determinadas ocasiões o jogo exige que o jogador dê suporte aos encouraçados aliados, principalmente contra outros encouraçados, isto porque um cruzador tem um baixo tempo de recarga e uma boa chance de causar incêndio que é um dos maiores inimigos dos encouraçados.

- Proteção e zoneamento: Em alguns casos você se depara com a linha traseira de seu time em perigo, ou seja, geralmente o que acontece é um contra torpedeiro inimigo furar o flanco aliado expondo os encouraçados e porta-aviões ao perigo. Sua função neste caso é procurar esta ameaça e destruí-la, mas as vezes isso não é possível sem a ajuda do reconhecimento do porta aviões, então sua função neste caso é impedir o avanço desta ameaça e impedir que ele continue servindo de reconhecimento ou de até destruir seu time, chamamos isso de "zoneamento".

- Cobertura anti-aérea: Este é o caso onde o porta-aviões inimigo está ameaçando um alvo próximo de você que não possua uma boa mobilidade, ou seja, encouraçados e porta-aviões, neste caso sua função é chegar próximo do aliado afim de sua bateria AA "cobrir" seu aliado, um detalhe importante a ser destacado é de que o cruzador não necessita ter um bom status de AA para dar um bom cover, isto porque a partir dos tier 6 todos os cruzadores possuem o consumível "Fogo Defensivo AA" o qual diminui a precisão dos ataques aéreos inimigos além de aumentar o dano da bateria anti-aérea, e isso na maioria das vezes é o necessário para salvar seus aliados de uma morte certa.

- Reconhecimento e captura: nem todo jogo é perfeito vão existir situações onde seu time falha em algum aspecto importante e sua função como cruzador é cobrir esta ausência o mais cedo possível e o melhor possível, nesta situação é qual os contra torpedeiros aliados falharam ao realizar a captura de pontos estratégicos ou no reconhecimento da frota inimiga, então sua função é realizar este serviço de forma segura, ou seja, nos pontos com menor chance de ser achado e destruído já que os cruzadores não possuem uma ocultação excelente e estão sempre sujeitos a serem destruídos imediatamente. Lembrando que estas situações podem ser mais difíceis de ser realizada com determinadas nações então o bom senso tem de ser utilizado a todo tempo.

Contra-Torpedeiros(DD)

Simbologia Contra Torpedeiro

A próxima classe que o jogador tem acesso são os contra torpedeiros ou DDs,que em minha opinião é a mais decisiva nos jogos, a partir de agora os navios tem objetivos bem específicos e claros, e eles de destacam na sua grande manobrabilidade, ocultamento e torpedos, em contra partida são navios com a blindagem fraca e com pouca sobrevivência. O contra torpedeiro ele tem 4 objetivos no jogo que estão em ordem de importância.

1. Captura. Quando se está em jogos de dominação o time que alcançar 1000 pontos primeiro vence ou que atingir 0 pontos perde. Apenas destruir navios não vai levar seu time a vitória então o objetivo principal de um DD em um jogo de dominação é a captura de pontos que irão somar pontos a cada 5 segundos. A captura de pontos é de extrema importância para seu time pois além de encurtar o caminho para a vitória ela aumenta a moral do seu time e diminui do time inimigo, por este motivo a mente de um jogador de DD deve estar sempre fria e calculista para saber o melhor momento para realizar a captura e não ser emboscado pelos DDs inimigos.
2. Reconhecimento. Atirar as vezes não é a melhor opção, em algumas situações o conhecimento é o poder, se manter oculto e utilizar seu campo de visão para encontrar inimigos para o seu time pode ser mais vantajoso do que destruir o inimigo próximo e revelar sua localização, essa situação fica ainda mais crítica quando o jogador está desprovido de suporte e pode estar entrando em uma emboscada inimiga.
3. Destruir outros Contra-Torpedeiros. Em algumas situações, principalmente quando você vê que está contra um inimigo persistente e você não está conseguindo acompanhar, pode ser que seja necessário que você precise esquecer de capturar e ir atrás do inimigo, em minha opinião é a tarefa mais difícil de um DD pois ela está muito propensa a resultar em sua morte, isto porque muitos obstáculos podem aparecer, então a frieza do jogador na decisão de bater em retirada ou confiar seu em seu time e tentar um último recurso que poderá acabar na destruição de ambos, é essencial e ter em mente de que estas decisões podem mudar o curso de um jogo.


Encouraçados(BB)

Simbologia Encouraçado


Vou falar agora da classe que em minha opinião é a mais fácil de ser jogada e de ser entendida. Os encouraçado se destacam pelo seu grande tamanho, espessura de armadura e bateria principal. Seu objetivo como encouraçado é simples, destruir os inimigos, por este motivo, a necessidade do jogador acertar e causar dano a cada salvo é aumentado exponencialmente. Um encouraçado pode jogar de duas maneiras. A primeira é nas linhas traseiras utilizando seus canhões para "snipar" seus inimigos de forma segura, o ponto positivo deste estilo de jogo é de que seus custos de reparo serão reduzidos devido você estar fora do alcance dos cruzadores e contra torpedeiros inimigos, o ponto negativo é de que geralmente a dispersão dos tiros dos encouraçados a longas distâncias é grande então não espere que seus tiros deem muito dano em encouraçados inimigos ou que você acerte muitos tiros de sua salva. O outro estilo de jogo que pode ser feito com os encouraçados é o estilo tanker, ou seja, você avança para as linhas de frente para destruir seus alvos mais facilmente, o ponto positivo deste estilo de jogo é a maior facilidade de acertar uma grande parte de sua salva e causar ataques devastadores em seus inimigos, o problema que vai exigir uma maior experiência do jogador é de que um encouraçado nas linhas de frente atrai muita atenção e ele se tornará um alvo fácil devido a ausência de mobilidade desta classe.

Porta Aviões(CV)

Simbologia Porta Avões
Por último explicarei sobre a classe que em minha opinião é a mais difícil de jogar, mas em contra partida ela possui objetivos bem claros durante o jogo. Uma detalhe que o jogador novo tem de se acostumar ao jogar de CV é que como a classe difere muito nas mecânicas e estilo de jogo das outras classes, há uma imensa dificuldade da wargaming realizar o balanceamento entre as classes, então se um dia você se sentir injustiçado com relação o balanço entre as classes, pode ficar tranquilo que é um sentimento público.
1. Reconhecimento. Partidas com CV's possuem um grande diferencial em relação as partidas sem, a detectabilidade aérea, como os aviões são extremamente ágeis a utilização dos aviões para detectar os inimigos e revelar a estratégia inimiga é essencial, então sempre que seus caças estiverem livres e seus torpedeiros e bombardeiros em recarga faça o reconhecimento do mapa principalmente em busca de DDs.

2. Destruição de DDs. Em minha opinião essa é a tarefa mais difícil e necessária de um bom CV, como falei anteriormente contra torpedeiros tem o poder de mudar um jogo, então eliminar esta ameaça será sua maior tarefa, como contra torpedeiros são extremamente manobráveis será muito difícil matá-los em um salvo de ataques de seus aviões.

3. Destruição de BBs. Essa é a tarefa mais fácil de um CV, quando avistado um encouraçado inimigo sem cobertura anti aérea, se seu time está com um jogo onde os contra torpedeiros aliados estão dominando os inimigos, você está livre para destruir alvos fáceis como encouraçados que possuem uma manobrabilidade reduzida e um tamanho maio em relação aos outros navios, uma dica na hora de realizar um ataque com seus aviões sempre faça o ataque em rodadas, ou seja, primeiro os torpedeiros, se caso inflija inundação no mesmo espere o inimigo usar e equipe de controle de danos e após alguns segundo(10s para japoneses, 15s para alemães e 20s para americanos) para então realizar o ataque com seus bombardeiros assim além do dano das bombas haverá o dano do fogo que na maioria das vezes causa, caso os torpedeiros não causem inundação, faça duas rodadas de bombardeiros com o mesmo objetivo.

4. Destruição de CV. Esta é a tarefa que você vai realizar quando está numa situação onde você não possui supremacia aérea, ou seja, o caças inimigos estão inutilizando seus aviões de ataque e você não está conseguindo proteger seus aviões, nesta situação uma boa ideia é tentar um ataque direto no CV inimigo liberando assim a janela para seus ataques, nota que isto fica mais difícil nos tiers VIII a X devido a presença do consumível de fogo defensivo nos CVs.

5. Proteção. Se você tem a supremacia aérea, ou seja, seus caças estão em vantagem então é seu dever como CV impedir que os aviões inimigos causem muito estrago então sempre que possível use seus caças para destruir aviões de ataque inimigo, um detalhe importante é de que as vezes seus aviões de ataque sejam mais importantes que um navio aliado, então vão existir situações em que é mais importante utilizar os caças para proteger seus aviões do inimigo.

Bom por fim, gostaria de lembrar que isto é um ponto de vista e se você desejar não precisa seguir tudo que falei aqui, meu objetivo neste post é melhorar o entendimento dos novatos do jogo com relação suas classes.

I wish fair seas to all.

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