27 setembro, 2016

Encouraçado Riachuelo, Mais Poderoso da América do Sul Novamente?

  • Caros amigos, hoje iremos falar sobre um projeto de compra de um encouraçado para a marinha brasileira no início do século XX. Uma postagem curta, mas com intuito de mostrar a vocês o potencial da marinha brasileira na época.
     Depois de vender o Rio de Janeiro (Será retratado em breve), o governo brasileiro pediu para os estaleiros de Armstrong e Vickers prepararem projetos para um novo navio de guerra, algo fortemente apoiado pela Marinha do Brasil. O estaleiro de Armstrong concordou em construir o navio sem qualquer pagamento adicional a partir do Brasil. Eles responderam com pelo menos quatorze projetos, seis dos Vickers (dezembro 1913 a março de 1914) e oito dos Armstrong (Fevereiro de 1914). Projetos Vickers variavam entre oito e dez canhões de 15 polegadas ou oito canhões de 16 polegadas, com velocidades entre 22 à 25 nós e, os deslocamentos entre 26.000 à 30.500 toneladas. Armstrong levou dois modelos básicos, um com oito e outro com dez canhões de 15 polegadas, e variando na velocidade e queima.

     Enquanto a maioria das fontes secundárias não mencionavam que o Brasil pedira um navio de guerra, com a entrada do navio na enciclopédia "Conway Warship", mesmo observando que "o Brasil não tinha nada selecionado, a partir das quatro variações de design",o governo brasileiro escolheu o que foi rotulado como projeto 781, o primeiro dos oito modelos de 15 polegadas ofertados por Armstrong, que também, compartilhava características com a Queen Elizabeth e a classe Revenge sendo em seguida construído para o Reino Unido. Eles fizeram uma encomenda de um navio deste projeto, a ser nomeado Riachuelo, no estaleiro Armstrong Whitworth em Elswick, em 12 de Maio de 1914. Com o início da Primeira Guerra Mundial em agosto de 1914 os planos se atrasaram, então, Riachuelo foi oficialmente suspenso em 14 de janeiro 1915, posteriormente, em 13 de maio de 1915 foi oficialmente cancelado.

HMS Queen Elizabeth
Provável projeto do "Riachuelo"

HMS Revenge
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Grupo do Facebook WOWS Brasil

DISCORD PARA USO DA COMUNIDADE